segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Santa elimina o Porto e assume liderança do grupo

O Santa Cruz não foi brilhante, neste domingo (04), no Arruda, mas fez o que a torcida queria. Venceu o Porto por 1 a 0 e assumiu a liderança do grupo A3 da Série D do Brasileiro ao chegar a 12 pontos. O resultado, aliado a vitória do Alecrim diante do Guarani de Juazeiro, também serviu para eliminar matematicamente o Gavião, que tem cinco pontos e apenas mais uma partida a fazer.

O gol que garantiu a vitória coral foi marcado aos 13 minutos do segundo tempo por Jefferson Maranhão, que havia entrado no lugar de Leandrinho.

O Santa Cruz volta a jogar agora no próximo domingo (11) contra o Guarani de Juazeiro. A partida está marcada para as 16h e será disputada no Almeidão, em João Pessoa. No mesmo dia, o Porto recebe o Santa Cruz-RN, em Belo Jardim.

O JOGO
As duas equipes entraram em campo com uma formação mais ofensiva. Mas, mesmo atuando com três atacantes, as duas equipes demoraram a criar chances reais de gol. A primeira veio aos 13 minutos, quando a zaga do Santa Cruz parou e Jefferson Renan aproveitou para invadir a área, ir na linha de fundo e bater cruzado. Tiago Cardoso se antecipou e conseguiu fazer a defesa.

No minuto seguinte, veio a resposta coral. Num lance semelhante, Thiago Cunha foi na linha de fundo a bateu cruzado. Atento, o goleiro Emanuel se esticou todo e fez a defesa antes da chegada de Ricardinho, que aparecia livre na pequena área.

A equipe coral se limitou a explorar a velocidade de Thiago Cunha. Aos 19 minutos, ele recebeu na direita, invadiu a área deixando dois defensores para trás e bateu com perigo, próximo ao canto esquerdo de Emanuel. A jogada se repetiu algumas vezes no primeiro tempo, mas todas as conclusões foram ineficientes, irritando a torcida do Santa.

Aos 44 minutos, a zaga do Gavião se atrapalhou e a bola acabou sobrando para Ricardinho na entrada da área. O atacante coral viu o goleiro adiantado e tentou por cobertura, mas ele acabou exagerando na força e mandou por cima do travessão.

No segundo tempo, a equipe coral voltou com duas modificações e o Gavião com uma. O técnico Zé Teodoro desfez o esquema com três atacantes ao tirar o volante Jeovânio e o atacante Ricardinho para as entradas de Bismarck e Jefferson Maranhão. No Porto, Laélson Lima tirou Renan para a entrada de Popó.

As mudanças deram mais velocidade e logo no primeiro minuto Iago Cardoso fez uma grande defesa num chute de fora da área de Lalá. O Santa respondeu logo na sequência num cruzamento de Bismarck, que Cafça-Rato cabeceou por cima, com perigo. No minuto seguinte, Thiago Cunha numa jogada rápida, invadiu a área, mas acabou desarmado por Toritama no momento do passe para a pequena área.

O gol era questão de tempo e foi. Aos 13 minutos, Flávio Caça-Rato fez um lançamento precisou para Jefferson Maranhão. Ele dominou, invadiu a área, tirou o zagueiro e bateu firme, no canto esquerdo, abrindo o placar no Arruda.

Além do gol, Jefferson Maranhão pôs fogo na partida e passou a ser o principal articular das jogadas de ataque. Aos 23 minutos, ele desceu pela esquerda e bateu cruzado. Thiago Cunha ainda tentou o desvio, mas foi travado pela zaga do Porto.

O Tricolor do Arruda seguiu pressionando e Flávio Caça-Rato ainda teve duas grandes chances de ampliar. Aos 37 minutos, ele aproveitou uma bola alçada na área e cabeceou para Sandro Miguel salvar em cima da linha. No minuto seguinte, o atacante aproveitou uma bola escorada por Kiros, dominou e bate com o gol aberto, mas, Sandro Miguel apareceu novamente para salvar com o joelho.

A situação ficou ainda mais complicada para o Porto quando dois jogadores foram expulsos. Aos 40 minutos, o zagueiro Moisés tomou o segundo cartão amarelo e deixou a partida. Quatro minutos depois, Altemar fez uma falta dura em Caça-Rato e tomou o vermelho direto. Com dois jogadores a mais, o Santa Cruz passou a administrar o resultado e assegurou a vitória por 1 a 0, no Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário